A sustentabilidade na construção civil é um conceito muito importante para o sucesso dos projetos de arquitetura e engenharia. Afinal, esse setor já foi visto como um dos mais danosos ao meio ambiente devido à baixa eficiência dos processos, excesso de desperdícios, utilização de materiais pouco renováveis e exploração intensa dos recursos naturais.

Com a crescente preocupação com o planeta, muitas pessoas já rejeitam viver em edifícios que não foram feitos de acordo com as melhores práticas de desenvolvimento sustentável. Para que você não perca nenhuma oportunidade, preparamos este guia completo sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal, o que é sustentabilidade?

Primeiramente, devemos conceituar tecnicamente a sustentabilidade. Temos uma visão do senso comum que não é capaz de abarcar toda a sua complexidade. De forma geral, ser sustentável significa explorar os recursos sem comprometer a vida e o bem-estar das futuras gerações. Além disso, é se preocupar com a manutenção da biodiversidade para que todas as espécies passam viver em equilíbrio no planeta.

Para isso, a sustentabilidade apresenta três pilares principais: econômico, ambiental e social. De uma forma geral, portanto, um processo de construção sustentável busca maximizar a eficiência da geração de riquezas sem comprometer os recursos do planeja e promovendo o desenvolvimento da comunidade local e dos futuros usuários. Desse modo, não é só uma preocupação que vai além do meio ambiente.

Ademais, você deverá estar ciente de que isso não é uma ação ocasional. Deve abarcar um planejamento não só em cada projeto, mas também em todo o planejamento estratégico da empresa e na sua missão. Por essa razão, muitas empresas fazem planos de metas de sustentabilidade com prazos muito variados:

reduzir o desperdício em X% em um ano;
diminuir as emissões de carbono em X% na próxima década;
empregar materiais renováveis, reciclados ou reaproveitados em X processos;
utilizar matérias-primas de iniciativas locais de preservação ambiental;
investir em projetos de pesquisa e desenvolvimento de materiais ecológicos em parceria com universidades e empresas da região da obra.

Com esse tipo de objetivo, seu negócio será capaz de conquistar todas as plataformas mais importantes da sustentabilidade. Assim, é possível também expressar uma imagem de responsabilidade social, a qual também é muito valorizada pelo público contemporâneo, especialmente os mais jovens.

Qual a importância da sustentabilidade na construção civil?

A sustentabilidade deveria se tornar o alicerce de todas as empresas na construção civil, visto que traz um crescimento para a própria empresa em termos de eficiência e produtividade.

Geralmente, quando pensamos nesse conceito, nós o associamos com materiais mais caros. Todavia, se você utiliza a estratégia correta, ele se torna uma oportunidade para que sua empresa melhore a eficiência dos processos e a qualidade dos projetos.

Completa solução para transporte de cargas e outras utilidades.

Início

Blog

Contato

Olá, posso ajudar?